Limites do Homem

Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2011

Tipos de fobia

As fobias são divididas em três tipos: Agorafobia, Fobia Social e fobias específicas.

 


 

 

Agorafobia - medo intenso e persistente em resposta a situações sociais ou de desempenho, nas quais o embaraço possa ocorrer. Estas situações são evitadas por ela ou são suportadas com ansiedade, mal-estar e geralmente está ligado a crises de pânico. Este medo interfere na rotina diária da pessoa, a sua vida social e profissional. A pessoa sente medo em estar em ambientes fechados, ou locais com muitas pessoas.

 

Evita elevadores, centros comerciais, aviões, metros, túneis, pontes,...

 

 

 

 

Fobia social - Quando precisamos de se expor publicamente, é comum que a situação gere ansiedade e apreensão. Mas para quem sofre de

fobia social, actividades como trabalhar, escrever ou falar na frente de outras pessoas causam pavor. O contacto com outras pessoas é visto como ameaça, pois pode causar alguma situação de humilhação, a pessoa pensa que pode fazer algo que seja ridículo ou embaraçoso como por exemplo gaguejar. quem sofre desta fobia também sente ansiedade ao iniciar e manter uma conversa, ir a festas, marcar encontros, e qualquer outra situação que envolva a interacção social.

 

 

 

 

 

 

Fobias específicas - medo excessivo desencadeando por uma determinada situação ou objecto especifico. Englobam fobias a animais (aranhas, cobras, lagartos,...), a fenómenos naturais (tempestades, alturas,...) ao sangue, a determinadas situações, entre outros tipos... Este tipo de fobias interfere na vida da pessoa pois evitam certas situações derivadas da sua fobia, em que a pessoa chega a ter medo doo seu próprio medo.

 


publicado por limitesdohomem às 17:15

mais sobre mim

Calendário

Número de Visitas

pesquisar