Limites do Homem

Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011

Estatísticas do inquérito realizado

No âmbito do projecto sobre o tema "Limites do Homem", que abrange os Limites Físicos, os Limites Psicológicos e os Limites Emocionais. Realizámos um inquérito em que o objectivo era analisar o conhecimento da comunidade escolar relativamente a esta temática.

A seguir estão apresentadas as respostas correctas às questões colocadas e as respectivas estatísticas.

 

 

- Os gráficos seguintes mostram as idades e os sexos dos inquiridos, que inclui alunos e professores da nossa comunidade escolar:


 gráfico (sexos)gráfico (idades)

 

 

- Os próximos dois gráficos fazem referência ao tema dos sobredotados. Com esta questão podemos afirmar que a maioria dos inquiridos não conhece nenhuma pessoa sobredotada. Além disso, afirmam que se conhecessem não eram capazes de se afastar dessa mesma pessoa pelo facto de ela ser sobredotada, pois 98% das pessoas inquiridas não se afastavam e apenas 2% eram capazes de tal crueldade.

 

gráfico (conheces alguém que seja sobredotado)gráfico (era capaz de se afastar de uma pessoa pe

 

- Os gráficos que se seguem abordam o tema das fobias/medos. E pudémos concluir que apesar das respostas terem percentagens muito próximas, a maioria dos inquiridos revela que tem algum medo ou fobia. O medo mais comum entre os inquiridos é o de cobras, seguindo-se o medo de alturas e o de aranhas. Os restantes inquiridos, revelaram outros medos, mas não se expressaram muito. E é possivel verificar que quem possui fobias ou medos não influenciam muito o seu dia-a-dia.

  

gráfico (tem alguma fobia ou medo)gráfico (se sim, a sua fobia influencia a sua vidgráfico (diversas fobias)

 

- O gráfico seguinte aborda o tema da violência psicológica. Apresenta a percentagem de pessoas que já sofreram este tipo de violência que não deixa de ser menos agressiva que a violência física, e que hoje em dia está bastante presente no dia-a-dia de muitas pessoas.

 

gráfico (já sofreste violencia psicologica)

 

- Seguem-se gráficos referentes ao conhecimento da "memória". O conceito de memória e as suas respectivas etapas. Com a análise destes gráficos pode-se concluir que a maioria dos inquiridos não sabe o conceito de "memória" nem conhece as suas etapas.

 

 gráfico (a memória)gráfico (o processo de memória envolve que etapa

 

- O Transtorno Bipolar do Humor é uma doença caracterizada pela variação extrema de humor, ou seja, uma pessoa com esta doença pode ter momentos de extrema alegria seguidos de momentos de humor bastante baixo, chegando mesmo ao desespero. E com as respostas que obtivemos com este inquérito, pode-se concluir que a maioria não conhece esta doença. 

 

gráfico (sabe o que é o transtorno bipolar do hu

 

- O tema abordado nos gráficos seguintes é a adopção. Podemos concluir que existe uma percentagem relativamente baixa de pessoas que conhecem alguém adoptado. E quando perguntamos se acha que essa pessoa sofre de algum problema a nivel psicológico a resposta é maioritariamente "Não". Mas, a verdade é que algumas crianças quando são adoptadas apresentam dificuldades na aprendizagem, na investigação e no conhecimento.


gráfico (conhece alguém que seja adoptado)gráfico (se sim, acha que essa pessoa tem algum p

 

- Dos inquiridos que sofrem algum problema associados aos 5 sentidos, a maioria tem mesmo problemas de visão.


 

- A Amputação é a remoção de um ou mais membros, ou parte deles, através de uma cirurgia ou por ocorrência de um acidente. 55% dos inquiridos sabe o que é a Amputação, 45% não sabe do que se trata.


 

-O gráfico seguinte diz respeito ao autismo. Foram feitas perguntas de Verdadeiro e Falso, tais como:

a) O autismo é uma doença mental. Falso (Nesta afirmação a maioria dos inquiridos respondeu verdadeiro, o que está portanto errado.)

b) O cérebro dos autistas é maior do que o normal. Verdadeiro (Falso foi a resposta mais dada, erradamente.)

c) O autista mantém pouco ou nenhum contacto visual com outras pessoas. Verdadeiro (Nesta afirmação responderam quase tantos Verdadeiro como Falsos, sendo a resposta correcta a mais dada.)

d) Na maioria dos casos, o autista gosta de estar rodeado de pessoas e de se relacionar com os outros. Falso. (A maioria dos inquiridos respondeu correctamente.)

 

 

- 91% dos inquiridos sabe o que são Gémeos Siameses. Portanto hão-se saber que Gémeos Siameses são produtos de um único ovo fertilizado. O desenvolvimento do embrião começa a dividir-se em gémeos idênticos dentro de duas semanas após a concepção. Entretanto, os processos param antes de se completarem, deixando um ovo parcialmente separado que se desenvolve em feto unindo-se ao outro. Nascem portanto dois bebés unidos.

 

 

 

 

 

 

publicado por limitesdohomem às 12:01

mais sobre mim

pesquisar