Limites do Homem

Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011

Os 5 Sentidos


 

 

 

Tudo começa ainda na gravidez quando, nas primeiras semanas, os sentidos do bebe começam a funcionar. Ele absorve as visões, os sons, os cheiros, os sabores e todos os contactos com este maravilhoso mundo novo. Como qualquer capacidade humana, o desenvolvimento dos sentidos faz-se ao longo de toda a vida, mas é sobretudo no primeiro ano que tudo mais se desenvolve.

 

Até aos três meses de idade, o bebe já se encontra educado em relação aos sentidos. Cada minuto que está acordada, a criança está a receber visões, sons, cheiros e a sentir todo o mundo á sua volta. Embora possa demorar algum tempo até ela perceber o que toda essa informação significa, consegue, ainda assim, encontrar alegria e conforto na familiaridade das vozes, caras e sensações do dia-a-dia.

 

Entre os quatro e os sete meses, o bebe começa a preparar-se para o movimento! A partir desta altura a criança começa a ganhar estabilidade no seu corpo, é a partir desta altura que ela se começa a sentar. Enquanto a maioria da sua energia durante este período é gasta no desenvolvimento das capacidades motoras, ele está também a apurar os sentidos, compreendendo e antecipando cada vez mais o que vê, ouve e sente á sua volta.

 

Do oitavo mês ao seu primeiro aniversário, é tempo de gatinhar, ficar em pé e andar! Juntamente com conquistas ao nível do sistema locomotor, o bebé continua a desenvolver a sua percepção do mundo através do que vê, ouve, prova, cheira e sente á sua volta.

 

 

 

 

 

 


publicado por limitesdohomem às 11:44

mais sobre mim

pesquisar